Certificado pelas principais associações dos Estados Unidos

A armadilha dos apps de relacionamento

A ascensão dos aplicativos de relacionamento tem trazido desafios significativos à saúde mental dos usuários, como problemas de sono, ansiedade e baixa autoestima devido à rejeição e incerteza. Psicólogos observam que esses apps podem ser viciantes, afetando a identidade social e emocional dos usuários. A hipnose clínica surge como uma solução promissora para fortalecer a resiliência emocional, ajudando os indivíduos a lidar com a rejeição e desenvolver amor próprio, reduzindo a dependência dessas plataformas.
A armadilha dos apps de relacionamento

A ascensão dos aplicativos de relacionamento tem sido acompanhada por um aumento preocupante nos desafios de saúde mental entre os usuários. Psicólogos têm observado um aumento significativo no número de casos relacionados ao uso dessas plataformas.

É comum que entre os pacientes seja notado problemas de sono ligados à atividade dos aplicativos e sintomas de ansiedade relacionados à incerteza e ao medo da rejeição. O crescente uso dessas plataformas levanta uma questão crucial: o que é mais importante, o bem-estar emocional ou a busca por conexões?

Embora a dependência de substâncias como as drogas e o vício em telas já tenham sido amplamente estudados, os efeitos psicofisiológicos dos aplicativos de relacionamento ainda estão sendo compreendidos. Desde o surgimento do Grindr, o primeiro aplicativo desse tipo, em 2009, a proliferação dessas plataformas tem sido notável, com o objetivo comum de conectar pessoas para relacionamentos afetivos e sexuais.

Especialistas da Universidade de Stanford, alertam que esses aplicativos podem ser viciantes, oferecendo aos usuários uma sensação de “ligação” semelhante a uma droga quando recebem likes ou “matches”. Os efeitos psicológicos sobre a autoestima e a identidade social após um match são evidentes, mas os impactos no cérebro ainda não foram completamente explorados.

Nas redes, o ‘’unmatch’’ é conhecido como a rejeição explícita em um perfil após ter recebido um match anterior ou até mesmo ter iniciado um histórico de conversas, a atitude de dar unematch em alguém, exclui sem nenhum aviso o perfil e as conversas com a pessoa que o enviou, como se o link nunca tivesse existido. 

Com isso, alguns estudos demonstram que essa atitude está associada a um estado de decepção, tristeza e desesperança, onde a autoestima e a autoimagem são prejudicadas. A pessoa ‘’rejeitada’’ pode acabar desenvolvendo pensamentos intrusivos relacionados à punição e a culpa como ‘’ela não está interessada em mim porque eu não valho nada’’, ou ‘’o que estou fazendo de errado?’’. 

Assim, a hipnose clínica pode se tornar uma solução promissora para fortalecer a resiliência emocional diante dos desafios dos aplicativos de relacionamento (linkar com: Fortalecendo a resiliência). Através de técnicas de hipnose, os terapeutas podem ajudar os indivíduos a acessar recursos internos, reconhecer padrões de pensamento negativos e desenvolver uma mentalidade mais resiliente diante da incerteza e da rejeição. 

Ao fortalecer a resiliência emocional com a hipnose clínica, os usuários podem aprender a identificar a origem das suas emoções e entender por qual motivo sentem a necessidade de estar sempre conectado amorosamente a alguém. A técnica deve ajudar o indivíduo a desenvolver e praticar consigo o amor próprio, deixando de lado a dependência dos aplicativos de relacionamento para se sentirem completos.  

Para saber mais sobre a abordagem clique aqui ou agende uma consulta através do Whatsapp: (71) 9 9944-2345.

Mais posts

hipnose saúde mental

Benefícios da hipnose clínica para saúde mental

A hipnose clínica está se destacando como uma abordagem eficaz para o tratamento de diversos transtornos mentais, como depressão, ansiedade, bipolaridade e traumas. Estudos mostram que a hipnoterapia pode reduzir significativamente os sintomas desses transtornos, promover resiliência e modificar padrões de pensamento negativos. Oferecendo uma intervenção holística, a hipnose contribui para o bem-estar emocional, físico e espiritual dos pacientes.

hipnose tdah

Hipnose no TDAH

O texto explora como a hipnose clínica pode ser uma abordagem terapêutica eficaz no tratamento do TDAH, oferecendo insights sobre sua aplicação e resultados promissores.

maio laranja hipnose

A Importância do Maio Laranja

O texto destaca a relevância do Maio Laranja, período dedicado ao combate ao abuso sexual infantil, ressaltando os sinais de alerta, a origem do movimento e o papel da hipnoterapia na superação do trauma.

procrastinação e a autossabotagem e hipnose

Como enfrentar a procrastinação e a autossabotagem

O texto aborda a procrastinação e a autossabotagem, destacando seus impactos negativos e como essas práticas prejudicam o progresso individual. Explica como a hipnose clínica pode ser uma ferramenta eficaz para reprogramar padrões de comportamento enraizados, ajudando a superar essas barreiras e promover uma mentalidade mais positiva e proativa.

Newsletter