Certificado pelas principais associações dos Estados Unidos
Whatsapp: (71) 99944-2345
Telefone: (71) 3052-4531

Como Funciona

Na terapia com a Hipnose Clínica nós trabalhamos o lado positivo da mente no nível sub-consciente, que é alcançado após um relaxamento induzido profundo. Trata-se de um estado alterado de percepção, de profundo relaxamento, no qual o consciente e o inconsciente podem ser acessados por ficarem mais receptivos à sugestão de aprendizados, insights e ressignificações, utilizando da neuroplasticidade e provocando novos aprendizados para o cliente e possibilitando a multi-funcionalidade e multi-aplicabilibade das técnicas.

Assim encontramos uma excelente forma de proporcionar ao ser humano, equilíbrio emocional, motivação, elevação da auto-estima (fundamental em qualquer tipo de tratamento e patologia, tanto de ordem física como psicológica)

Nossas sessões são divididas em 4 etapas:

  1. Utilizando uma técnica de relaxamento, leva-se o paciente ao sono terapêutico. Durante o relaxamento, baixa-se a freqüência mental e neutraliza a ansiedade.
  2. Com o senso crítico (racional) afastado, a voz do terapeuta tem acesso ao universo de registros mentais do paciente, captados pelos órgãos dos sentidos desde o período de gestação. Fixa-se o nível do sono terapêutico.
  3. Emprega-se as técnicas determinadas
  4. Tira-se o paciente do sono terapêutico.

Como cada pessoa tem necessidades diferentes, deve-se preencher uma ficha clínica (que pode ser fornecida por email) previamente, para que possamos preparar o uso das técnicas de forma especifica, direcionada e personalizada.

Para potencializar ainda mais os resultados, utilizamos, alem das técnicas de Hipnose Clinica, técnicas de PNL e de Hipnose Ericksoniana.

SOBRE A ABORDAGEM ERICKSONIANA

O trabalho hipnótico com a abordagem Ericksoniana facilita a descoberta de novas opções na vida e a quebra de padrões de sentimentos e comportamento indesejáveis. Na abordagem hipnótica Ericksoniana, procura-se não introduzir qualquer conteúdo na indução, de modo que o próprio sujeito tenha a liberdade de escolher o tipo de experiência que quer ter. Desse modo, o hipnoterapeuta, não corre o risco de introduzir sugestões que possam atrapalhar o aprofundamento do transe e elimina qualquer possibilidade de resistência, já que o paciente não se obriga a aceitar as sugestões.

Nossas Sessões

O tratamento do cliente seguirá a seguinte estrutura:

1ª Sessão:

– Consulta inicial para que realizemos uma entrevista clínica (anamnese), onde juntos poderemos identificar todos os pontos a serem trabalhados durante as sessões de tratamento e definir a prioridade de cada ponto.

– Desmistificação para acabar com os mitos da Hipnose

– Avaliar a rapidez e facilidade com que o cliente entra em transe e identificar a necessidade de um trabalho de aprofundamento antes das intervenções.

– Experimentação de relaxamento hipnótico para saber como é estar em transe ou hipnotizado

– Definição das datas e horários das sessões

Obs.: Neste encontro inicial o cliente terá a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas sobre a Hipnose.

2ª Sessão:

– Início do tratamento direcionado seguindo a ordem de prioridade ou necessidade para o paciente.

As sessões posteriores (3ª, 4ª, 5ª inicialmente*) seguirão basicamente a mesma estrutura da 2ª Sessão, sendo o trabalho revisado e personalizado a cada encontro para potencializar os resultados do processo.

*Caso haja a necessidade de mais sessões, a mesma será avaliada pelo cliente e pelo hipnoterapeuta, assim como, caso os resultados sejam alcançados com um numero menor de sessões os encontros poderão ser abreviados.

Importante:

Cada sessão tem duração de 1 hora com intervalos de uma semana entre uma sessão e outra.

Durante o intervalo de uma semana entre as sessões, o cliente deve realizar alguns exercícios em casa e que são essenciais para o sucesso da terapia. Esses exercícios o ajudarão a ter uma maior percepção sobre si mesmo e como aproveitar melhor seus recursos internos.

É de suma importância que o cliente forneça um feedback semanal. Assim poderemos ajustar o planejamento das sessões conforme a melhora do paciente e avaliar a possibilidade de reduzir o tempo do tratamento.

A quantidade de sessões necessárias varia de paciente para paciente pois tudo depende do que deseja ser trabalhado, da realização dos exercícios em casa e das particularidades de cada indivíduo. Sendo assim, os tratamentos podem levar de poucas semanas a alguns meses. O tratamento termina quando o paciente se sente melhor em relação ao que deseja melhorar/trabalhar.

Se preferir, os atendimentos podem ser acompanhados por pessoas de sua confiança.

Orientações Prévias

As seguintes orientações devem ser observadas para a terapia e à cada sessão de relaxamento. A não observação dessas orientações pode inviabilizar a consulta ou reduzir significativamente seus benefícios, especialmente na primeira sessão.

1 – ANTI-DEPRESSIVOS – Caso esteja tomando algum tipo de anti-depressivo ou assemelhados, você precisará se abster por 24h antes da sessão, APÓS a sessão, volta a tomar normalmente.

2 - CALMAMENTES - Caso tome alguma medicação para dormir, ou para relaxar durante o dia todo, deve deixar disponível para tomar ANTES da sessão.

3 - CAFÉ E ÁLCOOL - Deve também se abster por pelo menos 8h de cafeína (café, coca-cola, guaraná em pó, energéticos, etc...) e também álcool.

4 - ACOMPANHANTES - Se quiser pode pedir para alguém acompanhar a sessão, EXCETO se isso te deixar pouco a vontade, exemplo: se você se sente segura com seu pai, é bom que ele fique, mas se isso te dá um mínimo de constrangimento ou incômodo, te deixa preocupado com o que ele vai pensar, ver, etc, este acompanhante não pode ficar.

5 - ROUPAS - Use roupas folgadas, pois durante o relaxamento a temperatura, a pressão e a frequência cardíaca diminuem. No caso das mulheres, evitar vestidos curtos e saias.

6 - FICHA CLÍNICA - Ao preencher a ficha clínica, não desconsidere nada. Como se trata de uma terapia holística, TUDO em sua vida pode influenciar na terapia.

7 - TEMPO - Cada sessão dura em média de 1 hora, reserve esse tempo para a terapia, para que não haja qualquer tipo de preocupação com o tempo durante o relaxamento. De preferência chegue 15 min antes do horário marcado.

8 - PRESSÃO PSICOLÓGICA -  A influência negativa do meio, principalmente a pressão psicológica, pode descondicionar todo o tratamento. Se você estiver sofrendo forte pressão psicológica por parte de terceiros, os resultados da terapia serão menos significativos ou temporários. Deve me informar disso para que se possa avaliar estrategias para neutralizar-la, reduzir a pressão, ou adiar o início da terapia, caso seja temporário. Caso não seja possível diminuir a pressão psicológica, poderão ser necessárias várias sessões adicionais para se obter resultados satisfatórios e permanentes.

Dúvidas Frequentes (FAQ)

Porque e como durante o transe o paciente consegue resolver seus problemas?

Durante o dia-a-dia estamos com nossa atenção dissipada, pensando em muitas coisas ao mesmo tempo, como no transe o paciente fica focalizado em apenas uma coisa em especial, percebe coisas que normalmente não perceberia, percebe as possibilidades e pode fazer escolhas que levarão à mudança.

Quais são as contra indicações da hipnose?

A contra-indicação da hipnose está mais no hipnoterapeuta. Se este não fizer um trabalho profissional, vindo de uma boa formação, poderá não ter controle sobre algumas situações. Como na hipnose o efeito da comunicação é muito mais intenso, é extremamente importante estar ciente do que se vai comunicar, e os impactos que isso pode ter no paciente.

O transe hipnótico é fruto de um processo psicofisiológico natural, não oferecendo riscos ao paciente, da mesma forma que o sono, o estado de vigília, o estado de meditação e o devaneio. Quando o tratamento é conduzido por um profissional habilitado e capacitado e as sugestões são direcionadas de forma terapêutica dentro de uma abordagem multidisciplinar, isto é, como apoio de um tratamento bem orientado por especialistas, só resulta em benefícios ao paciente.

Os riscos existem quando o paciente se presta a participar de shows e demonstrações sem finalidades terapêuticas que normalmente são conduzidas por pessoas que se intitulam hipnotizadores, sem formação profissional adequada e não da área de saúde, podendo este leigo prejudicar o paciente.

Obs.: Com o advento da internet, alguns que se intitulam hipnólogos buscam um meio fácil para ganhar dinheiro, oferecendo tratamentos por CDs, DVDs e até pelo MSN, risco grande para pacientes/clientes em fase de gestação, cardíacos, epiléticos, hipertensos, dentre outros. A hipnose "Condicionativa" deve ser empregada apenas na forma presencial.

Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?

Dentro da realidade individual de cada um, é possível hipnotizá-la, porém, com algumas se tem mais dificuldades ou mesmo a impossibilidade, como por exemplo, os embriagados, pois tem dificuldade de focalizar sua atenção, assim como deficientes mentais ou patologias como a psicose.

Porque no tratamento com a hipnose os resultados são mais rápidos?

A rapidez dos resultados se dá basicamente pela forma de comunicação que é feita, e da disponibilidade do paciente em aceitar tais sugestões. Na hipnose, o paciente tem a possibilidade de chegar a estados profundos de percepção e mudança, que em vigília, apenas numa conversa não chegaria, desta forma a Hipnose Clínica possui grande importância dentro dos hospitais e clínicas especializadas, pois os pacientes já chegam propensos às mudanças.

Aguarde..