Certificado pelas principais associações dos Estados Unidos

O que é Auto-hipnose?

auto-hipnose

A auto-hipnose trata-se de uma hipnose praticada pelo próprio indivíduo, sem o auxílio de terceiros. Toda hipnose é auto hipnose e toda sugestão é auto sugestão.

Quando o tema é auto hipnose, não podemos deixar de citar Emile Coué, francês, farmacêutico, criador da técnica auto hipnose. Ele observou que seus pacientes tinham uma melhora surpreendente em seu tratamento quando, juntamente com a medicação.

Coué induzia alguma frase com o objetivo de potencializar o efeito do remédio, mesmo quando o medicamento era apenas placebo. Segundo Coué, não é a sugestão que o outro faz que promove efeito no paciente e sim, a sugestão que é aceita por ele mesmo que ajuda a melhorar seu estado de saúde. Pensando nisso, não há pessoa mais indicada para sugestionar você do que você mesmo. Seguem alguns princípios desenvolvidos por Emile Coué sobre à auto-hipnose.

Como funciona?

Toda idéia, boa ou má, introduzida no subconsciente, tende a se transformar, na medida do possível, numa realidade. A intensidade de uma sugestão é proporcional à emoção que a acompanha. Não é à vontade a principal qualidade do homem, mas a imaginação. Em todos os conflitos em que se opõem vontade e imaginação, é sempre a imaginação que importa.

Quando uma idéia se apodera do espírito de uma pessoa, a ponto de provocar uma sugestão, todos os esforços que a pessoa faz para resistir à sugestão só a fortificam e a ativam. Tendo sido escolhido um objetivo, o subconsciente da pessoa se encarregará de encontrar os meios para realizá-lo. Chama-se isto de “finalidade subconsciente”.

A sugestão só age se for transformada em auto-sugestão. (Michele Curcio, 1993, pág. 26). A técnica de auto-hipnose pode ser realizada através da gravação de um CD para ser ouvido todos os dias sempre no mesmo horário. No caso de pessoas que relaxam demais a recomendação é sentar numa posição confortável – para que não durma – procurar relaxar e ouvir a gravação. O conteúdo da gravação deverá ser sobre a meta que o indivíduo deseja atingir.

Os recursos da hipnose também podem ser utilizados para melhorar a qualidade do sono, através de um exercício de auto hipnose realizando antes de dormir. O indivíduo pratica auto sugestões no sentido de dormir um sono profundo, tranqüilo, recuperador, restaurador, restabelecedor e renovador.

Não é recomendado fazer auto hipnose dirigindo, pois diminui os reflexos.

Texto escrito por:
Miriam Pontes de Farias
Psicóloga e Pós-Graduada em Hipnose Clínica – CRP 05/25815

Mais posts

Fortalecendo a resiliência

Fortalecendo a resiliência

A hipnose clínica é uma ferramenta eficaz para fortalecer a resiliência emocional e mental. Através de técnicas de relaxamento e reestruturação de crenças, a hipnose ajuda os indivíduos a enfrentar desafios com maior adaptabilidade e determinação, promovendo uma saúde mental positiva e um maior bem-estar.

Hipnose no tratamento da neuralgia do trigêmeo

Hipnose no tratamento da neuralgia do trigêmeo

A hipnose clínica pode ser uma solução eficaz para o tratamento da neuralgia do trigêmeo, oferecendo alívio da dor intensa e aguda. Utilizando técnicas de relaxamento e sugestão, a hipnose ajuda a alterar a percepção da dor, reduzindo a frequência e intensidade das crises, e melhora a qualidade de vida dos pacientes.

TOC: como a hipnose pode ser a chave para o alívio

TOC: como a hipnose pode ser a chave para o alívio

A hipnose clínica pode ser uma ferramenta eficaz no tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Ao induzir um estado de transe, a hipnose permite que o paciente reestruture padrões mentais e enfrente crenças irracionais, resultando em uma redução das obsessões e compulsões e ajudando a restaurar o controle sobre a vida.

Como superar os vícios

Como superar os vícios

A hipnose clínica é uma abordagem eficaz para tratar vícios, ajudando a reprogramar padrões de pensamento prejudiciais e enfrentar as causas subjacentes da dependência. Ela oferece uma alternativa no tratamento de vícios como álcool, tabaco, e comportamentos compulsivos, permitindo uma recuperação mais profunda e duradoura.

Newsletter