fbpx

Certificado pelas principais associações dos Estados Unidos

Hipnose: aliada importante no combate à depressão

homem triste

Seja como prevenção ou tratamento, a hipnose clínica ganha destaque na guerra contra a depressão que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo.

Quando nada dá prazer, a vontade de trabalhar desaparece, a sensação de tristeza e a baixo autoestima se tornam cada vez mais constante e a vida parece não ter graça é bom ficar atento, pois esses são sintomas clássicos de depressão. A doença, considerada a segunda maior causa de perda de qualidade de vida, é silenciosa e aflige 17% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que 36 milhões de pessoas sofram desse mal e muitas delas se quer percebam que estão doentes. A expectativa, de acordo com estudo apresentado pela OMS, é que em 2020 a depressão se torne tão comum quanto a dor nas costas.

Paralelamente ao avanço da doença, as formas de combatê-la também têm evoluído. O tratamento psiquiátrico alcançou importantes avanços no combate à depressão por meio de medicamentos antidepressivos com grande eficácia terapêutica e poucos efeitos colaterais. O tratamento para a doença também ganha força na área da psicologia, com destaques para a psicanálise freudiana, a terapia ocupacional e a assistência social.

Tratamento por meio da hipnose

A boa notícia, no entanto, é que novas formas de tratamentos alternativos têm oferecido relevante contribuição no combate à depressão, com destaque para a hipnose. Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, a hipnose clínica tem se mostrado uma importante aliada na busca pela cura dessa patologia. Isso acontece porque, durante o procedimento hipnótico, ocorre pouca interferência da mente consciente do paciente, permitindo, assim que o cérebro atinja estados mentais que possam indicar as causas da doença. Uma vez identificadas essas causas, o hipnoterapeuta tem a oportunidade de tratar cada uma dessas causas individualmente, incentivando mudanças de comportamento e pensamentos que podem ajudar numa melhora mais rápida.

Para melhor exemplificar a forma por meio da qual a hipnose age para vencer a depressão, trazemos dois exemplos de causas relacionadas ao quadro depressivo, são elas o estresse e o autoconhecimento.

Combate ao estresse

O estresse é considerado uma das principais causas da depressão. O problema surge quando o indivíduo não consegue canalizar a enorme carga negativa que adquire no dia a dia, seja no trabalho ou na vida pessoal. Pessoas com alto nível de estresse, estão mais propensas a desenvolverem um quadro de depressão. Nesse sentido, a prática da hipnose, uma vez identificada a causa do estresse, pode agir para reduzir essa carga negativa ajudando o paciente a canalizar essas sensações que desencadearam a depressão. Seguindo esse princípio, a hipnose também se sagra como importante agente de prevenção contra a doença, já que tem a oportunidade de eliminar essa carga negativa antes que a depressão surja.

Autoconhecimento

Sentir-se perdido, sem saber que rumo tomar, seja na vida profissional ou conjugal, pode desencadear um processo de diminuição da autoestima e culminar num estado de depressão. Conhecer a si próprio e conseguir desenvolver autoconfiança é um importante reforço no combate à depressão. Por meio da hipnose, ao paciente é permitido saber mais sobre si mesmo e elevar a autoestima, afastando, assim, o risco de desenvolver a depressão.

Vale salientar, entretanto, que o nível de depressão varia de pessoa para pessoa. Enquanto algumas podem alcançar a cura apenas por meio de tratamentos alternativos outras só poderão obter esse resultado com a ajuda de medicamentos. Dessa forma, é necessário uma consulta médica para avaliar o quadro do paciente e só então inciar o tratamento indicado.

Mais posts

ansiedade

Ansiedade não é doença

O que vou dizer agora pode te chocar de alguma maneira, mas ansiedade não é doença. Sempre repetirei isso pra que você sempre se lembre.

ansiedade

Aceite sua ansiedade

Já parou para reconhecer e aceitar sua ansiedade hoje? Pode parecer estranho mas é isso que deve ser feito quando os sintomas da ansiedade começam

Newsletter