fbpx

Certificado pelas principais associações dos Estados Unidos

O Impacto da Ansiedade na Sociedade Atual

ansiedade na sociedade atual

O que é ansiedade

A ansiedade se tornou uma das questões de saúde mental mais presentes e prejudiciais da sociedade atual. Em um mundo que avança e se atualiza rapidamente, cheio de incertezas e pressões sociais, se torna cada vez mais comum encontrar pessoas lutando para enfrentar os desafios diários que a vida moderna impõe.

Em sua essência, a ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações de estresse, e quando essa resposta se torna crônica ou excessiva, pode resultar em uma série de problemas físicos, emocionais e imunológicos. Pessoas que sofrem de ansiedade muitas vezes experimentam sintomas como palpitação, sudorese, dificuldade de concentração, irritabilidade, insônia e até mesmo crises de pânico.

Causas

Um dos principais motivos do aumento da ansiedade na população é a conectividade constante proporcionada pelo avanço da tecnologia, onde mesmo tempo em que a internet e as redes sociais nos mostram inúmeras vantagens, elas também criam um ambiente rico em comparações constantes, medo do julgamento de terceiros, e a sensação de precisar estar “ligado” o tempo inteiro, contribuindo para sentimentos de ansiedade.

Atualidade

Eventos globais, como pandemias recentes, guerras, crises econômicas, instabilidade política, têm um impacto relevante no bem-estar mental da população e a pandemia do COVID-19, aumentou absurdamente os níveis de ansiedade em todo o mundo, não somente pelo medo da doença, mas principalmente pelo isolamento social e pela incerteza em relação ao futuro.

A autocobrança para alcançar um suposto “sucesso” em todas as áreas da vida, seja no trabalho, nos relacionamentos ou nas áreas pessoal, também contribui para o aumento dos níveis de ansiedade. A sociedade moderna e o meio corporativo muitas vezes valoriza a produtividade e a perfeição, o que pode fazer com que as pessoas a se sentam constantemente sobrecarregadas.

Tratamento

Felizmente, há uma crescente tomada de consciência sobre a importância de cuidar da saúde mental e buscar apoio quando for necessário. Buscando terapias como a hipnoterapia, terapia cognitivo-comportamental (TCC), e o suporte psiquiátrico com medicação, podem ser bastante eficazes no tratamento da ansiedade, enquanto outras práticas de autocuidado, como exercícios físicos, meditação e a gestão de conexões sociais saudáveis, também desempenham um papel importante na resolução dos sintomas.

É de suma importância que a sociedade como um todo reconheça a gravidade dos estados de ansiedade e comece a agir para criar um ambiente favorável ao bem-estar mental. Isso inclui ações que garantam acesso igualitário a serviços de saúde mental, assistência médica, assim como uma mudança na cultura que valorize o equilíbrio, a autocompaixão e a aceitação da imperfeição como partes naturais e fundamentais da experiência humana. Somente desta forma poderemos começar a enfrentar de maneira eficaz os desafios impostos pela ansiedade na sociedade atual.

Lembre-se sempre: você não está sozinho(a) nessa jornada. Às vezes, só o fato de dividir o peso já faz tudo parecer mais leve.

É possível viver livre da ansiedade ou no domínio dela. Estou aqui para te ajudar!

Diego Wildberger
Whatsapp 71 9 9944.2345

Mais posts

ansiedade

Ansiedade não é doença

O que vou dizer agora pode te chocar de alguma maneira, mas ansiedade não é doença. Sempre repetirei isso pra que você sempre se lembre.

ansiedade

Aceite sua ansiedade

Já parou para reconhecer e aceitar sua ansiedade hoje? Pode parecer estranho mas é isso que deve ser feito quando os sintomas da ansiedade começam

Newsletter