A solução encontrada pela instituição consiste em ensinar exercícios de respiração e meditação que permitem o relaxamento e o autocontrole dos alunos
Isso não passa de romantismo, diriam os incrédulos. Mas acredite, é a mais pura verdade. A Escola Robert W. Coleman, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, viu o número de suspensões desaparecerem, após a substituição, há pouco mais de um ano, dos tradicionais castigos, como detenção após as aulas, por meditação.
O programa vem sendo adotado em escolas da fundação sem fins lucrativos Holístic Life desde o ano de 2002, em parceria com demais entidades e empresas, e busca expandir ensinamentos da ioga e da meditação para pessoas de todas as idades.
Conhecido por Holistic Me, o programa criou nessas instituições as Mindful momente room (algo como sala do momento de conscientização) que servem como um local para que as crianças mais agitadas aprendam a praticar exercícios conscientes de meditação e respiração, enquanto os encoraja a conversar com profissionais comportamentais.
De acordo com Kirk Philips, coordenador do programa, os resultados chegam a ser surpreendentes. Ninguém imaginaria que as crianças pequenas meditariam em silêncio. Mas elas fazem, afirma. Nas Mindful momente room, as crianças encontram um ambiente diferenciado com almofadas roxas, lâmpadas e mandalas, elementos que favorecem o relaxamento.
Essa experiência, segundo Carlillian Thompson, diretor da Escola Robert W. Coleman, permite que os alunos relaxem e desenvolvam o controle das emoções. Algumas crianças têm problemas para lidar com a raiva. O programa de ioga permitiu que os alunos aprendessem técnicas de meditação e, em vez de reagirem e se tornarem nervosos, aprenderam a redirecionar a raiva. O programa é um verdadeiro ativo da escola, afirma. Ele também conta que o encaminhamento das crianças a essa sala é realizado por professores, funcionários da escola e as vezes por iniciativa do próprio aluno.
Além das Mindful momente room, o programa ainda realiza visitas diárias à salas de aula, onde uma equipe promove exercícios curtos e avaliam o estado emocional das crianças ainda no início do dia. Nos corredores, membros do programa também auxiliam na rotina escolar, separando brigas e estimulando o retorno às salas de aula após o recreio.