fbpx

Certificado pelas principais associações dos Estados Unidos

O que é a hipnose e como ela pode ser usada

O que é a hipnose e como ela pode ser usada na saúde e no desenvolvimento pessoal

A hipnose é uma técnica amplamente utilizada em diversas áreas, desde a saúde até o desenvolvimento pessoal. Embora não tenha regulamentação específica no Brasil, é reconhecida pelos Conselhos de medicina, odontologia, fisioterapia e psicologia como uma técnica coadjuvante e integrativa.

Aplicações da hipnose na saúde

Na medicina e odontologia, a hipnose pode ser usada para aliviar a dor, como parte do processo anestésico e de cicatrização, e até mesmo para controlar as emoções dos pacientes durante procedimentos cirúrgicos. Na fisioterapia, pode ser usada no tratamento de dores crônicas. Na psicologia, pode ser usada para tratar a depressão, ansiedade e ressignificar episódios traumáticos, medos e fobias.

Outra área em que a hipnose tem sido utilizada com sucesso é no tratamento de dependências, como o vício em drogas ou em álcool. A hipnose pode ajudar a diminuir o desejo de consumir essas substâncias e aumentar a motivação para o tratamento. Além disso, também tem sido usada com sucesso para ajudar as pessoas a parar de fumar, já que pode ajudar a diminuir a ansiedade e a sensação de privação associadas à abstinência do tabaco. A hipnose também pode ser útil no tratamento de transtornos alimentares, como a anorexia e a bulimia, pois pode ajudar a modificar os padrões de pensamento negativos que podem estar contribuindo para esses transtornos.

Aplicações da hipnose no desenvolvimento pessoal

Além do âmbito da saúde, a hipnose também pode ser útil para quem deseja melhorar a autoestima, autoconfiança, autoconhecimento, poder de concentração e desempenho em falar em público. Ela pode ser usada para melhorar a qualidade de vida das pessoas em todos os aspectos.

O que é o transe hipnótico

A hipnose é um estado natural do ser humano, como quando você se envolve tanto em uma história que acaba esquecendo do mundo real, ou quando entra em “piloto automático” enquanto dirige e começa a pensar em outras coisas. Esses momentos de “desligamento” são conhecidos como transe hipnótico. O que os profissionais de hipnose, como hipnólogos e hipnoterapeutas, fazem é usar esse estado natural para induzir o paciente a um relaxamento profundo e diminuir a capacidade crítica para aplicar técnicas específicas de acordo com as necessidades do paciente, sejam elas físicas, comportamentais, psicológicas ou emocionais.

Esse texto foi útil de alguma forma pra você?
Siga Diego Wildberger no instagram clicando aqui

Mais posts

ansiedade

Ansiedade não é doença

O que vou dizer agora pode te chocar de alguma maneira, mas ansiedade não é doença. Sempre repetirei isso pra que você sempre se lembre.

ansiedade

Aceite sua ansiedade

Já parou para reconhecer e aceitar sua ansiedade hoje? Pode parecer estranho mas é isso que deve ser feito quando os sintomas da ansiedade começam

Newsletter